101 coisas em 1001 dias ♥

Pages

domingo, 25 de julho de 2010

Retrato do meu coração ♥

Já faz alguns dias que fiquei sabendo da existência desse livro. Meses, na verdade. Me lembro que na ocasião fiquei feliz com a perspectiva de ler uma continuação de A rosa do inverno, um livro que me agradou muitíssimo. Ah, e claro. Ri horrores com a vaca tentando me falar o nome do livro, rs. Bem, ela me mandou o livro, mas eu acabei não lendo. Sexta-feira, querendo ler um romance de época, aceitei a sugestão da vaca e comecei a ler Portrait.

Já na primeira cena, eu soube que o livro me prenderia e só me deixaria em paz quando eu o lesse até o fim. E foi exatamente isso que aconteceu. Ontem, mesmo quase dormindo na mesa do computador, aqui estava eu, lendo, sonolenta, trocando o nome Jerry por Jamie, mas nunca deixando de sorrir abobalhada a cada cena que Jerry aparecia. Não que ele fizesse piadas sempre que aparecia, mas eu não pude deixar de sorrir durante a leitura.

As melhores cenas são, sem dúvida, aquelas que Jerry conversa com o tio Edward. Não são muitas, mas quando acontecem são ótimas. Senti falta de mais cenas entre Pegeen e o sobrinho, porém não nego que uma das únicas que aconteceume arrancou risos. A vontade de reler A rosa do inverno foi imensa! Quem sabe eu o faça depois...

Mag. A melhor amiga de Jerry, aquela que era a única a não fazer as vontades do pequeno duque, quando ainda eram crianças. Ambos cresceram e Jerry acaba colocando a moça numa situação constrangedora ao serem pegos por Edward nas cavalariças. E eis que nesse ponto me senti ligeiramente desgostosa com o livro, pois tudo aconteceu rápido demais. A amizade virou amor num estalar de dedos e tudo ficou meio falso, pelo menos ao meu ver.

Esquecendo esse detalhe, dei continuidade a leitura. Jerry vai para o exército e Mag para Paris, onde estuda pintura e se transforna numa verdadeira artista. Eles se reencontram quando Jerry volta da Índia, onde servia, justamente por saber que Mag está noiva. Segue, então, uma verdadeira "batalha" de Jerry para conquistar o amor de sua adorada Mag. Ele, claro, usa de todo o seu poder de sedução para fazê-lo. Mas não seria assim tão fácil, ainda mais quando a senhorita Herbert acredita fielmente que seu amado está noivo da Estrela de Jaipur, fato que rende várias cenas divertidas.

É um livro de época com uma doce história de amor, que com certeza levarei na memória. Porém, sempre que me lembrar dela, serei obrigada a lembrar, também, que o final deixou a desejar. Tudo aconteceu rápido demais, deixando assuntos importantes inacabados ou acabados sem dar o devido valor. No meu ponto de vista, Cabot se perdeu completamente no fim, assim como aconteceu algumas vezes durante o livro (quanto a esse último, espero estar errada e tais erros serem devido a tradução da obra, uma vez que a mesma não foi lançada oficialmente no Brasil). 

Ok! A minha decepção pode ser fruto de minhas expectativas. Eu tento, juro que tento não ficar mais esperando muito dos livros, mas é mais forte que eu. Desde que comecei a ler, imaginei que o nome do livro, Retrato do meu coração, levando em consideração que Mag era pintora, era porque a mesma iria fazer um quadro que retratasse o que seu coração sentia. Que fosse Jeremy ou qualquer outra coisa que a lembrasse dele. Sendo assim, sorri quando o quadro de Jerry surgiu na exposição de Mag, mas as coisas que acontecem a seguir são decepcionantes. A autora não só joga no lixo uma das que poderiam ser a melhor cena do livro como também acaba com o encantamento que eu esperava sentir ao lê-la.

Se eu tivesse lido o livro ontem, esse entraria para o primeiro lugar da lista dos livros que eu mudaria o final. Afinal, um livro que tinha tudo para ser lindo e entrar para a minha lista de favoritos, assim como A rosa do inverno, acaba deixando a desejar por causa do final.

2 comentários:

  1. Esse também já li...

    Realmente o final fica a desejar, mas tem um quê cômico que não pode faltar em nenhum livro da Meg.

    " —Já está bem. — disse com severidade — Isto já é suficiente. Vocês dois vão se casar, e não quero ouvir nenhuma palavra mais a respeito.
    —Sim, senhor. — murmurou a moça, envergonhada, antes de meter-se de novo sob os cobertores.
    Jeremy pôs-se a rir.
    —Sim. Acredito que já era hora."

    Passei horas e mais horas em frente ao computador lendo a história de Jeremy e Maggie e apesar dos pesares gostei

    ResponderExcluir
  2. Bella
    Ahh, sempre que Edward aparecia era engraçado HAUSHUAHSUAS


    Eu tbm gostei do livro, apesar dos pesares, rs. Se não fosse o final, realmente, o livro teria sido tão bom quanto A rosa do inverno

    ResponderExcluir