101 coisas em 1001 dias ♥

Pages

domingo, 1 de agosto de 2010

Wake - Despertar ♥

Wake conta a história de Janie, uma garota de 17 anos que consegue entrar nos sonhos das pessoas. Ela não o faz porque quer, é algo que simplesmente não consegue parar. Esteja fazendo o que for, se alguém dormir ao redor e começar a sonhar, Janie é tragada para dentro desse sonho. E não consegue sair.
 
Vi esse livro no site da Submarino e fui atrás dele no skoob. Depois de ler algumas resenhas decidi que queria ler. Estava ansiosa pra isso. Então, poucos dias depois encontro uma promoção no mesmo site e acabei comprando. E, infelizmente, não gostei! Não que o livro seja ruim. O tema é inovador e interessante, mas a forma como o livro é escrita deixa a desejar. E muio!

A escrita da autora é sem emoção, sem detalhes, como se estivesse fazendo um breve resumo de uma história que lhe contaram. E diga-se de passagem, um resumo muito confuso. Há cenas em que eu simplesmente boiei, porque a autora pula de uma coisa pra outra do nada, deixando você se perguntando: como assim? E o que aconteceu aqui?

É uma leitura tão rápida que se juntar as horas que passei lendo o livro não deve dar mais que 5 horas. E engana-se quem acha que é uma leitura de fácil entendimento, ao menos para mim não foi. Até agora me pergunto como Cabel descobriu que Janie podia entrar nos sonhos das pessoas. Tudo bem que ele a viu nos sonhos dele, mas e daí? Ele poderia muito bem estar sonhando com ela. Isso não dá margem a ele intuir sobre o segredo dela logo de cara, como fez. E cabe ao leitor decifrar outros acontecimentos que não são completamente descritos no livro.

A linguagem usada pela autora também me surpreendeu. Quando resolve falar de como sua personagem está se sentindo diante de algum acontecimento, opta pelas simples palavras: "Janie se sentiu uma droga", "Janie se sentiu uma merda". Aliás, fiquei ainda mais surpresa com a quantidade de vezes que a palavra "merda" foi citada no livro.

Ele não respondeu. 
Ela entrou no carro. 
Ligou o motor. 
Saiu da vaga do estacionamento. 
Cabel ficou lá, olhando. 
Os braços cruzados sobre o peito. 
Seu rosto parecia preocupado.

A maior parte do livro é escrito dessa maneira. Me desculpe quem goste, mas na minha opinião, isso acaba com o livro, deixando-o superficial e sem graça. Eu gosto de detalhes, de cenas que são mais bem elaboradas. Cenas assim faz os personagens parecerem meros robôs, não consigo ver vida nisso.

Volto a repetir. A história tinha tudo para ser um verdadeiro sucesso, porém, a forma da autora desenvolvê-la, não me agradou. É um livro que mereciam ao menos 400 páginas bem escritas, não 200 resumidas e sem emoção.

Ainda não decidi se quero ler a continuação. Se o fizer, será pelo computador, porque não acho que vale a pena pagar pelos livros.

2 comentários:

  1. Obrigado pelo comentário porque também não gosto de livros assim e já estava pensando em compra-lo beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Welinton
    Seja bem vindo ao blog.

    É realmente uma pena a forma como o livro é escrita. Pq o tema é bem interessante.

    Não sei se vc já leu, mas fica a dica de outro livro: Sussurro, livro que fala de anjos caídos. É muito bom!

    Bjo!

    ResponderExcluir