101 coisas em 1001 dias ♥

Pages

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vícios ♥

"É chocante perceber quantos tipos de vícios existem. Seria muito fácil se fossem apenas drogas, bebidas e cigarros. Eu acho que a parte mais difícil de querer largar o vício é realmente querer largá-lo. Digo isso, porque a gente se vicia por um motivo, certo? Às vezes (muitas vezes), as coisas começam como uma parte normal de sua vida até que uma hora cruza a linha e se torna obsessiva, compulsiva, fora de controle. É o barato que nós procuramos, o barato que faz todo o resto sumir. O lance sobre o vício é que ele nunca termina bem porque, com o tempo, o que quer que deixava a gente no barato para de fazer nos sentirmos bem e começa a machucar. Ainda assim, dizem que você não larga o vício até chegar no fundo do poço. Mas como saber que você tá lá? Porque não importa o quanto algo nos machuca... Às vezes, se livrar dela.. Dói mais ainda".

Vícios... Quem não os tem? Eu, confesso, tenho vários. Não sou nenhuma viciada em drogas, álcool ou cigarro. Pelo menos desses vícios eu estou a salvo. Mas, infelizmente, não são apenas esses vícios que fazem mal a saúde. Não que os meus vícios estejam acabando com a minha saúde ou algo do tipo. Mas alguns dos meus vícios estão sendo o escape para os meus problemas. Me afundo nos meus vícios afim de esquecer o meu dia-a-dia. E isso é realmente gratificante, na maioria das vezes. Esse texto se encaixa perfeitamente no meu momento atual.

Estou viciada... Meus vícios variam. Não sei dizer por qual motivo, mas tenho minhas fases de estar viciada.

Sou tão viciada em computador que já cheguei a chorar por ficar longe do meu por muitos dias. Parece loucura, mas eu fico um pouco perdida sem meu computador. Sei que não é algo saudável, porém, não faço nenhum esforço para me ver longe dele.


Sou viciada em séries. Sou viciada em filmes. Baixo séries sem sequer ter visto nenhum espisódio da mesma, mas jurando para mim mesma que estou baixando porque algum dia eu irei ver. Será? Com filmes acontece a mesma coisa. Tenho mais de 200 filmes e não vi nem metade deles. Mas isso não me impediu de continuar baixando. Baixava qualquer filme que achava o nome interessante ou a sinopse ou porque tinha algum ator que eu gostava. Talvez algum dia eu os veja, talvez não. Mas desses meus dois vícios eu fui obrigatoriamente afastada. Talvez seja um ponto positivo que minha net não seja tão rápida. Por causa desses vícios, não chegarei ao fundo do poço. Pelo menos não por enquanto.

Ler. Nunca me incentivaram muito a ler quando eu era criança, mas aos poucos eu fui conhecendo esse mundo e me arriscava a ler alguns livros no colégio. Quando cresci, conheci pessoas que gostavam de ler e que fizeram passar a ser viciada em leitura. Ler, nesse momento, é o meu escape. Quando eu estou lendo, deixo pra trás todos os meus problemas e me concentro apenas nos personagens, passando a viver a vida deles, os sonhos deles, os dramas deles. É acalentador em alguns momentos sentir sua mente parar de pensar em seus próprios problemas para ler sobre a vida de outras "pessoas".

Imaginar. Imaginar como seria se eu fosse assim, ou se fosse daquele jeito. Melhor dizendo, criar personagens que eu gostaria de ser. Eu fazia muito isso, mas tinha diminuído com tal vício. Porém, ultimamente anda impossivel controlar meus pensamentos em relação a isso. Às vezes tenho medo desse vício e creio que ele seja o mais provável a me lançar no fundo do poço. Imaginar ser quem você não é, pode ser gratificante na maioria das vezes, mas quando se volta a realidade não se vê mais tanta graça em sua vida que já não possuía muita graça.


Mas como nos livrar de um vício?

"Porque não importa o quanto algo nos machuca... Às vezes, se livrar dela.. Dói mais ainda".

Um comentário:

  1. ALELUIA!!!!!!!


    Mais tarde eu volto pra comentar melhor.
    Interessante como temos vícios idênticos. .umm

    ResponderExcluir